Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de março de 2012

Eletrostática

01-Duas pequenas esferas eletrizadas são afastadas uma da outra lentamente de suas posições iniciais.
IDENTIFIQUE o gráfico que representa a intensidade da força de interação (F) entre as esferas pela distância (R) entre elas.

02-Uma pessoa penteia seus cabelos usando um pente de plástico. O que ocorre com o pente e com o cabelo?
a) Um deles fica neutro e o outro negativo.
b) Um deles ficará positivo e o outro negativo.
c) Apenas o pente fica eletrizado.
d) Apenas o cabelo fica eletrizado.

03-(UE - PI) Três corpos X, Y e Z estão eletrizados. Se X atrai Y e este repele Z, podemos afirmar que certamente:
 a) X e Y têm cargas positivas.
    b) Y e Z têm cargas negativas.
    c) X e Z têm cargas de mesmo sinal.
    d) X e Z têm cargas de sinais diferentes.

04-Duas partículas idênticas com a mesma carga elétrica estão separadas por uma distância R. Entre elas existe uma força de interação de intensidade F. Se a carga elétrica de cada partícula for duplicada, a distância entre elas, para que NÃO haja alteração da intensidade da força F, deverá ser

a) R/2                 b) R/3                         c) 4R                        d) 2R



05-Um bastão positivamente carregado é levado às proximidades de uma esfera condutora suspensa por um fio isolante e flexível a um suporte. Para termos certeza de que a esfera está carregada, é necessário que ela seja atraída ou repelida pelo bastão? Neste caso, qual é o sinal da carga da esfera? Justifique sua resposta.

06-Quatro esferas metálicas idênticas estão isoladas uma das outras; X,Y e Z estão neutras enquanto W está eletrizada com carga Q. Demonstre corretamente o seu raciocínio ao indicar a carga final de W se ela for colocada em contato:

a)    Sucessivo com X, Y e Z;

b)    Simultâneo com X,Y e Z.
07-Ao se eletrizar um corpo, foram retirados dele 50 x 1012 elétrons.
 a)  Qual é, em coulombs, a carga adquirida por esse corpo?

 b)    Se a carga da letra a for colocada próxima de outra idêntica a uma distância de 3 mm, qual é o módulo da força entre elas?
  
 08-Duas cargas de 5µC e -1µC estão separadas no vácuo por uma distância de 4cm. Um estudante colocou as cargas em contato e as separou por uma distância de 10cm. Determine a força elétrica entres as cargas.
  
09-Considere uma lâmpada ligada à tomada elétrica de uma residência. Verifica-se que um trabalho de 44J é realizado sobre uma carga de 0,20C que passa, através da lâmpada, de um terminal a outra desta tomada.
 a)  Qual é a diferença de potencial entre os terminais da tomada.
 b)Um aparelho é ligado a esta tomada durante certo tempo, recebendo 1100J de energia das cargas elétricas que passam através dele. Qual é o valor total destas cargas?

10-Na figura abaixo, uma partícula eletrizada negativamente com carga de 2 nC está em equilíbrio entre duas placas A e B carregadas com cargas iguais e de sinais contrários. Considere que a tensão elétrica entre as placas é V=400 V.


a)    Qual é o sinal das cargas nas placas?

     b)    Calcule o campo elétrico entre as placas. 

     c)  Como vimos em sala de aula, deduza corretamente uma equação para determinar a massa da partícula.

d)     Determine a massa da partícula.

   e) Se a partícula se deslocasse de uma placa a outra, determine o trabalho transferido para a carga em seu deslocamento.

Um comentário: